O que é o CARÁ?

Apresentemo-nos!

Somos o Cará – Coletivo Autônomo de Resistência Agroecológica.

Inhame ou cará, como é conhecido no Centro-sul do Brasil, é o nome genérico que agrupa grande número de espécies do gênero Dioscorea. As espécies cultivadas no Brasil tem por centro de origem os continentes africano e asiático. Existe, também, um grupo de dioscoreáceas nativas do Brasil Central, consumida esporadicamente por populações indígenas. Amplamente cultivada em regiões tropicais, é alimento básico na África Central, especialmente na Nigéria, maior produtor mundial com cerca de 3 milhões de hectares. Também é alimento importante nas Américas Central e Sul, na Ásia e nas ilhas do Pacífico (FAO, 2009). É uma planta muito rústica, que produz tubérculos (raízes tuberosas) comestíveis. Planta herbácea trepadeira, com tubérculos subterrâneos e em algumas espécies aéreos, caule volúvel, folhas estreitas em forma de ponta-de-faca.

Nos organizamos como coletivo na busca da criação de espaço de diálogos relacionados às questões que surgem a partir dos impactos do capitalismo global. Temos caminhado pelas fronteiras e desfronteiras, procurando tecer uma teia de acesso a informação, não esta que está na telinha, mas nos pensamentos, nas artes e devaneios, para estarmos juntos na construção desta resistência.

Também nos colocamos em movimento consonante com as iniciativas de produção e reprodução da vida que tensionam o atual modelo hegemônico, como a permacultura e a agroecologia, incluindo formas de cooperação entre campo e cidade na construção de experiências desse caráter.

A luta de movimentos sociais latinoamericanos e de outras partes do planeta encontraram na agroecologia, alimentação, saúde e permacultura um ponto de convergência no processo de construção da liberdade e da autonomia de forma coletiva.

Consideramos também, que as estruturas autoritárias de organização política e econômica já demonstraram ao longo da história, e agora de forma escancarada, na sua fase neoliberal, suas penosas consequências. Inspirados na frase Zapatista que defende um mundo em que caibam outros mundos, nosso esforço é o de atuar em consonância com os movimentos sociais que se orientam para as necessárias descentralizações de poder.

Colocadas estas palavras, escolhemos tecer nossas ações de resistência com alegria, festa, momentos de prazer, de aromas e sabores partilhados em inúmeros almoços e jantares coletivos, de mutirões, de pausas, reflexões, autocríticas, reconstruções e um profundo sentimento de amor em cada passo da caminhada. Então que com estas poucas palavras, sintam-se todos convidados a dar estes passos pareados com nosotros. Alimentamos este blog para, principalmente, trocarmos informações, idéias e experiências por este mundão afora.

Esse é o Cará, apenas um ponto de encontro entre os inúmeros outros que se multiplicam por todo o planeta na construção de outro mundo, como ervas daninhas que se alastram por caminhos onde não há e não haverá glifosato capaz de exterminar.

images

Deixe um comentário